Slide # 2
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3

domingo, setembro 10, 2017

Lajedo do Tabocal : PRONUNCIAMENTO PÚBLICO DA PREFEITA MARIANE FAGUNDES


Tendo como base os princípios que norteiam a Lei Federal 13.188, de 11 de novembro de 2015, que dispõe sobre o direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social, a Prefeita do Município de Lagedo do Tabocal, Sra. Mariane Fagundes(PSD), no uso de suas atribuições, vem a público manifestar suas considerações a respeito da Matéria, publicada no Blog Ely Moraes, que sob a responsabilidade de seu editor, suscita, na sua opinião particular, a inverídica possibilidade de abandono do cargo no Executivo Municipal.
Eu, Mariane Fagundes, prefeita desta cidade, reconhecendo e respeitando o direto de liberdade de imprensa em todos os veículos de comunicação, expresso o meu DESINTERESSE em sequer, fazer valer a hipótese daquele Blog em renunciar ao cargo que exerço. Entretanto, me assiste também, o direito constitucional de discordar dos elementos daquela matéria, e apresentar aqui os fundamentos reais, que passo a enumera-los:
1 – Quando disponibilizei o meu nome ao pleito municipal nas eleições de 2016, o fiz com a consciência firme de que, em respeito ao povo de Lagedo do Tabocal, se eleita fosse, passaria e me dedicar àquela gente, com um só proposito; trabalhar pela melhoria da qualidade de vida de todos os moradores, sem distinção partidária ou apreço pessoal.
2- Escolhida através do poder supremo do povo através do voto, reforcei ainda mais meu compromisso sério em conduzir os destinos da cidade, de forma primorosa, guiando-me pela transparência e responsabilidade no trato do dinheiro público, seguindo os valorosos ensinamentos do meu pai, Álvaro Fagundes, prefeito desta cidade , e que o povo guarda em sua memória a grandeza de um homem público e a certeza de que sua filha, agora a frente do município, jamais iria macular ou descontruir a imagem de homem sério e correto.

3- Segundo dados apresentados pela União dos Municípios da Bahia – UPB, quase todos os 417 municípios baianos enfrentam dificuldades financeiras em decorrência da queda na arrecadação e o aumentos das despesas correntes nas prefeituras, agravando ainda mais a situação com a queda também dos recursos da repatriação. Essa situação piora ainda mais, frente ao que encontramos na prefeitura ao assumir o município. Eis o extrato da capacidade financeira de Lagedo do Tabocal:



4 – O munícipio de Lagedo do Tabocal arrecada mensalmente , aproximadamente, R$ 1.200,000,00 (um milhão e duzentos mil reais)  e tem somente de folha mensal de pagamento, quase R$ 1.000.000,00 (Hum milhão de reais).

5 – Administrar uma prefeitura nessa situação não é tarefa fácil para nenhum gestor, ainda mais quando estando desprovido de apoio, que deveria vir de vários pontos, especialmente do Legislativo Municipal, que mesmo entendendo ser um poder harmônico e independente, poderia compreender o momento atual, e ajudar a buscar saídas em conjunto para ajudar a sanar a situação financeira do município, contribuindo, participando, apontando caminhos, de forma unida, harmoniosa e ordeira, em nome da população, a qual a Casa de Leis representa.
6 – A herança familiar deixada a mim por meu pai, Álvaro Fagundes, vem de princípios nobres do ser humano, composta por honradez, sinceridade, respeito, dignidade e amor ao próximo. Não posso, nesse momento delicado, comprometer a instabilidade no equilíbrio do governo municipal, atendendo a caprichos particulares, ofertando cargos, gratificações, favores, etc. Prejudicando a população da sede e zona rural, deixando de manter funcionando regulamente os serviços básicos à população, a exemplo de saúde, educação, assistência social, infraestrutura, serviço público e outros.

7 - O momento é de união, de juntar forças de todos os lados, do Poder Constituído, como também da imprensa e em especial, do povo que me elegeu e que merece o respeito pelo seu voto, pela sua soberana escolha e pela expressão da sua vontade própria. A promoção de discursos raivosos, que denigrem a imagem e a memória do ex-prefeito e cidadão Álvaro Fagundes, muito pior, adjetivando-me de “mentirosa e sem palavra” não irão solucionar as dificuldades financeiras do município. Pelo contrário. Esses atos isolados, premeditados podem produzir um único resultado, a desordem social com vistas a usurpar o poder emanado pelo povo, e em seu nome, ora exercido com o amparo da Lei. Estamos assistindo pelo Brasil afora, o que atitudes dessa natureza estão produzindo, não mais que o desequilíbrio do País, estagnação da economia, empobrecimento social e consequentemente, o sofrimento da população.
8 - Quem me conhece sabe muito bem que seguirem a frente com responsabilidade, transparência, compromisso com o povo, mesmo diante do entendimento de que tenho erros e acertos. Entretanto não possuo em minha personalidade a deslealdade, a desonestidade e a covardia. Não traio os compromissos que assumo nem tão pouco os princípios que defendo.
Diante do acima exposto, reafirmo que, de cabeça erguida, nutrida pela compreensão do povo de Lagedo do Tabocal, que exige uma cidade justa, sem corrupção, desvios de dinheiro público, acordos obscuros nem tão poucos manobras da velha política de golpes baixos, seguirei a frente do município, obedecendo aos princípios da Lei que rege a Administração Pública, sempre respeitando os poderes constituídos e trabalhando pelo povo dessa cidade.
Finalizando, sugiro agendar para dezembro de 2020, uma avaliação mais precisa do meu mandato na condição de prefeita, onde poderemos atestar o desempenho em vários setores.

Assim será possível e mais claro, enxergar os avanços conquistados na educação, que pudesse realmente comprovar a melhoria do ensino na rede pública, com mais escolas, alimentação escolar de qualidade, professores mais valorizados e motivados. Lá diante também será possível ver os avanços na área da saúde do município, com fácil acesso à médicos e medicamentos para a população, com estradas bem cuidadas na zona rural, com obras em todos os cantos do município, seja na sede ou nos distritos e povoados, com a assistência social melhorando a qualidade de vida de quem precisa de cuidados, de uma prefeitura mais equilibrada e coma saúde financeira estável.... enfim.... uma cidade melhor para todos. Este é o nosso propósito. O propósito da nossa equipe, servir ao povo de Lagedo do Tabocal.