Slide # 2
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3

quinta-feira, janeiro 04, 2018

Lajedo doTabocal : RELATÓRIO DO ANO DE 2017 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER.





RELATÓRIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E LAZER.

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer representada pela Secretária Genilza Santos Meira, compondo a equipe de Secretários da Gestão da Prefeita Mariane Fagundes, assumiu no dia 02 de janeiro de 2017 e aos poucos foi formando a equipe técnica da Semec, que atualmente é composta de 13 funcionários entre eles técnicos e Coordenadores Pedagógicos que Coordenam os Programas Executados pela Semec em Regime de Colaboração com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Com o Objetivo de Proporcionar condições e meios para que os estudantes possam assimilar conhecimentos, habilidades e convicções através do comprometimento do profissional da educação.

O ano letivo deu início em 20 de fevereiro de 2017 para término em 15 de dezembro de 2017, segundo calendário do ano letivo, e assim foi executado encerrando o ano letivo dia 15 de dezembro com a formatura do PROERD com os alunos do fundamental ll. Pegamos o município com uma defasagem de alunos nos anos anteriores. Para uma breve análise tivemos:
·         Em 2012 – 1.812 alunos;
·         Em 2013 – 1717 alunos;
·         Em 2014 – 1.741 alunos;
·         Em 2015 – 1.659 alunos;
·         Em 2016 – 1.604 alunos;
·         Em 2017 – 1.710 alunos;

Com o apoio da Prefeita as Escolas realizaram todas as datas comemorativas durante o ano letivo, como: dia das mães, aniversário da cidade, dia do Estudante, dia dos pais, dia das crianças, além do ano letivo que a Prefeita manteve Merenda de qualidade, Transporte Escolar, além dos avanços que obtivemos durante o ano, proporcionando melhoria e conhecimento à comunidade.

v  Realização do Curso Formação pela Escola – com o público de 80 cursista, o qual foi aberto a comunidade em geral, pela primeira vez no município – Tutora Nubia Ferreira.  Formação pela Escola (FPE) é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

v  Programa Novo Mais Educação – Executado em 7(sete) Escolas na Sede e Zona Rural cento e quarenta (140) turmas, contemplando seiscentos e trinta e oito (638) alunos sendo atendidos por vinte e dois (22) Facilitadores e dezoito (18) Mediadores que são representados por nossos jovens e tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando e prepara-lo para exercitar sua cidadania, o que também prevê uma educação que dialogue com os diversos setores da sociedade. Sob a Coordenação da Profª Edineia Nascimento

v  Programa PACTO/PNAIC – Executado em todas as Escolas que possuem do 1º ao 3º ano, sede e zona rural, atende 23 professores com formação continuada bimestralmente, contemplando um total de 365. Foi instituído o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização – (Nalfa) em 2016 com objetivo de realizar ações voltada para a melhoria da qualidade da Alfabetização no município, coordenado pelas Profªs Suleima Bastos e Adaylza Meira

v  O Projeto Universidade para Todos - UPT, criado pelo governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004 e o Decreto nº 17.610, de 18 de maio de 2017, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual. Para o nosso município inicialmente foram disponibilizadas 40 vagas, porem tivemos um público frequente de 83 alunos, 40 contemplados, 18 suplentes e 25 ouvintes. Sendo que 63 alunos foram contemplados com a isenção do vestibular da UESB e 20 desistentes, coordenado por Márcia Ferreira. Início 12 de Julho de 2017, e finalizado em 08 de dezembro de 2018.

v  Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados em parceria com a Prefeitura Municipal desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência nas Escolas da rede municipal, no município o Programa aconteceu no 1º e no 2º semestre de 2017 contemplando um total de aproximadamente 200 alunos do fundamental I e II formados pelos Programa.

v  Programa Brasil Alfabetizado;

v  Ativação do Conselho Municipal de Educação com reunião para eleição no dia 15/12. Para atuação do próximo biênio;

Atualmente o Município possui 15 Escolas Municipais, sendo 07 na sede e 08 na Zona Rural, sob a responsabilidade da Semec, as Escolas foram organizadas com a Equipe Gestora de acordo o porte de cada uma, obedecendo a Lei do Plano de Carreira do Magistério. Mesmo diante de todas as dificuldades encontradas como: Escolas sem impressora, sem computador, sem material didático para iniciar o ano letivo, Escolas necessitando de reparos, de pinturas, mesmo assim, esses entraves não foram obstáculos para a realização da Jornada Pedagógica 2017 com entregas dos Kits e início do ano letivo dia 20 de fevereiro.
A Prefeita também em diálogo com a APLB/ Sindicato, mesmo com o elevado Índice Prudencial concedeu o Piso do Professor, como foi acordado com o sindicato.
Para finalizarmos o ano realizamos: dia 02/12 encerramento das atividades do Programa Novo Mais Educação juntamente com a entrega da quadra do Bairro Luiz Eduardo, dia 07/12 a Audiência Pública do Plano Municipal de Educação – PME, dia 08/12 a Conferência Municipal de Educação, dia 12/12 Seminário de Experiências exitosas do PACTO, dia 14/12 encerramento das atividades do Programa FPE em 2017.
Além dos Projetos que as Escolas realizaram sob a Coordenação da Coordenadora Pedagógica do município Ivonte Araújo que durante o ano juntamente com os Coordenadores das Unidades Trabalhou com o Projeto cujo Tema: “a autoestima como incentivo de resgate dos valores humanos.

Atividades que a Semec realizou durante o ano de 2017

Ø  Encontro Pedagógico 2017;
Ø  Projeto Pedagógico da Semec com o Tema: A Auto estima como incentivo de Resgate dos Valores Humanos;
Ø  1º Seminário do Pacto com todos os Professores do 1º ao 5º ano;
Ø  Em parceria com os CRAS, Conselho Tutelar aconteceu em todas as Escolas Mobilização com as famílias, como uma ação do Núcleo de Alfabetização – Nalfa;
Ø  Projeto de Leitura na Praça, uma ação do Nalfa;
Ø  Reunião e visitas em todas as Escolas em parceria com a Policia Militar, Nalfa, CRAS e Conselho Tutelar;
Ø  1º Encontro da Família;
Ø  Reunião de Abertura do PROERD;
Ø  Participação em todos os Encontros e reuniões externas da Rede que contribuem para o bom desenvolvimento da Educação;
Ø  Projeto Presença - Educacenso que se encontra aberto para Monitoramento;
Ø  Além do acompanhamento diário, orientações sobre Prestações de Contas dos Diversos PDDEs (PDE Escola, Programa Mais Educação, Acessibilidade, entre outros) que as Escolas Possuem e pagamentos das Contas;
Ø  Distribuição dos Gêneros Alimentícios para todas as Escolas;
Ø  Visitas Periódicas nas Escolas;
Ø  Reuniões Periódicas com os Diretores, Vice e Coordenadores Pedagógicos;
Ø  Planejamento do Pacto com os Professores do 1° ao 5º ano;
Ø  Café Pedagógico com todos os segmentos: Educação Infantil, Fundamental I e II;



AÇÕES PARA O ANO DE 2018

ü  Aumentar o número de alunos da rede municpal;
ü  Realizar Jornada Pedagógica com os Pais;
ü  Dar continuidade em promover uma Educação de Qualidade para os nossos alunos;
ü  Adesão do Programa Mais Novo Educação já realizada para o ano de 2018. A Escola ACM contemplada com o Programa;
ü  Em parceria com o Social trazer a Eja para os nossos idosos, através do Programa de Convivência na sede e na zona rural;
ü  Implatar a EJA no diurno;
ü  Buscar novas parcerias para continuar avançando em 2018.










      

            

      


FOTOS DA JORNADA PEDAGÓGICA 2017
Prefeita Mariane, Moisés Ferreira e Rogério Amorim






































Tópicos p falar na rádio –
OBSERVAÇÃO: Esse é só p você ter uma base do que foi dito se NA RÁDIO não precisa publicar

Agradecimentos

A Deus
A prefeita
A equipe da Semec
A equipe Gestora das Escola e toda Comunidade Escolar (Professores, porteiro, secretário, merendeira, zeladores e aos pais)
Aos parceiros: CRAS, (Social), Conselho Tutelar, Policia Militar, igrejas.

O ano letivo deu início em 20 de fevereiro de 2017 para término em 15 de dezembro de 2017, segundo calendário do ano letivo, e assim foi executado encerrando o ano letivo dia 15 de dezembro com a formatura do PROERD com os alunos do fundamental ll. Cumprimento dos 200 dias letivos – os sábados foram pagos. Pegamos o município com uma defasagem de alunos nos anos anteriores. Para uma breve análise tivemos:
·         Em 2012 – 1.812 alunos;
·         Em 2013 – 1717 alunos;
·         Em 2014 – 1.741 alunos;
·         Em 2015 – 1.659 alunos;
·         Em 2016 – 1.604 alunos;
·         Em 2017 – 1.710 alunos;

Escolas precisando de reparos, sem computadores, impressoras, material didático para iniciar o ano letivo, esses entraves não foram empecilho para dar início ao ano letivo.

Tivemos vários avanços:
v  Aumentamos o número de matrícula, cumprindo a meta 1 do PME;
v  Ampliamos a Creche Tia Rozilda;
v  Fizemos algumas reformas como pintura em algumas escolas, ampliação dos muros, trocas de Lâmpadas, fechaduras ;
v  Implantamos o laboratório de Informática no Colégio Cenas – o telecentro q estava na Semec parados mudamos para o Cenas, arrumamos uma sala de reunião na Secretaria que serve a comunidade;
v  Local próprio da merenda escolar;
v  Aumento do Piso dos Professores -

Atividades que a Semec realizou durante o ano de 2017

v  Encontro Pedagógico 2017;
v  Projeto Pedagógico da Semec com o Tema: A Auto estima como incentivo de Resgate dos Valores Humanos;
v  1º Seminário do Pacto com todos os Professores do 1º ao 5º ano;
v  Em parceria com os CRAS, Conselho Tutelar aconteceu em todas as Escolas Mobilização com as famílias, como uma ação do Núcleo de Alfabetização – Nalfa;
v  Projeto de Leitura na Praça, uma ação do Nalfa;
v  Reunião e visitas em todas as Escolas em parceria com a Policia Militar, Nalfa, CRAS e Conselho Tutelar;
v  1º Encontro da Família;
v  Reunião de Abertura do PROERD;
v  Participação em todos os Encontros e reuniões externas da Rede que contribuem para o bom desenvolvimento da Educação;
v  Projeto Presença - Educacenso que se encontra aberto para Monitoramento;
v  Além do acompanhamento diário, orientações sobre Prestações de Contas dos Diversos PDDEs (PDE Escola, Programa Mais Educação, Acessibilidade, entre outros) que as Escolas Possuem e pagamentos das Contas;
v  Distribuição dos Gêneros Alimentícios para todas as Escolas;
v  Visitas Periódicas nas Escolas;
v  Reuniões Periódicas com os Diretores, Vice e Coordenadores Pedagógicos;
v  Planejamento do Pacto com os Professores do 1° ao 5º ano;
v  Café Pedagógico com todos os segmentos: Educação Infantil, Fundamental I e II;



Em parceria com Governo do Estado e Governo Federal executamos os seguintes Programas.
v  Programa Novo Mais Educação – Início em 10/05 e término em 10/12 – completando 07 meses de trabalho. Executado em 7(sete) Escolas na Sede e Zona Rural, contemplando seiscentos e trinta e oito (638) alunos sendo atendidos por vinte e dois (22) Facilitadores e dezoito (18) Mediadores que são representados por nossos jovens e tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando e prepara-lo para exercitar sua cidadania, o que também prevê uma educação que dialogue com os diversos setores da sociedade. Sob a Coordenação da Profª Edineia Nascimento.
v  Realização do Curso Formação pela Escola (pela 1ª vez no município) – com o público de 80 cursista, o qual foi aberto a comunidade em geral – Tutora Nubia Ferreira.  Formação pela Escola com início em 09 de maio, concluídos 04 módulos (competências básicas, PDDE, Censo Escolar, PNAE).  O FPE é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
v  Programa PACTO/PNAIC – Executado em todas as Escolas que possuem do 1º ao 3º ano, sede e zona rural, atende 23 professores com formação continuada bimestralmente, contemplando um total de 365. Foi instituído o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização – (Nalfa) em 2016 com objetivo de realizar ações voltada para a melhoria da qualidade da Alfabetização no município, coordenado pelas Profªs Suleima Bastos e Adaylza Meira

v  O Projeto Universidade para Todos - UPT, criado pelo governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004 e o Decreto nº 17.610, de 18 de maio de 2017, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual. Para o nosso município inicialmente foram disponibilizadas 40 vagas, porem tivemos um público frequente de 83 alunos, 40 contemplados, 18 suplentes e 25 ouvintes. Sendo que 63 alunos foram contemplados com a isenção do vestibular da UESB e 20 desistentes, coordenado por Márcia Ferreira. Início 12 de Julho de 2017, e finalizado em 08 de dezembro de 2018.

v  Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados em parceria com a Prefeitura Municipal desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência nas Escolas da rede municipal, no município o Programa aconteceu no 1º e no 2º semestre de 2017 contemplando um total de aproximadamente 200 alunos do fundamental I e II formados pelos Programa.

v  Programa Brasil Alfabetizado;

v  Ativação do Conselho Municipal de Educação com reunião para eleição no dia 15/12. Para atuação do próximo biênio

A Prefeita também em diálogo com a APLB/ Sindicato, mesmo com o elevado Índice Prudencial concedeu o Piso do Professor, como foi acordado com o sindicato.
Para finalizarmos o ano realizamos: dia 02/12 encerramento das atividades do Programa Novo Mais Educação juntamente com a entrega da quadra do Bairro Luiz Eduardo, dia 07/12 a Audiência Pública do Plano Municipal de Educação – PME, dia 08/12 a Conferência Municipal de Educação, dia 12/12 Seminário de Experiências exitosas do PACTO, dia 14/12 encerramento das atividades do Programa FPE em 2017.
Além dos Projetos que as Escolas realizaram sob a Coordenação da Coordenadora Pedagógica do município Ivonte Araújo que durante o ano juntamente com os Coordenadores das Unidades Trabalhou com o Projeto cujo Tema: “a autoestima como incentivo de resgate dos valores humanos.


AÇÕES PARA O ANO DE 2018

ü  Aumentar o número de alunos da rede municpal;
ü  Realizar Jornada Pedagógica com os Pais;
ü  Dar continuidade em promover uma Educação de Qualidade para os nossos alunos;
ü  Adesão do Programa Mais Novo Educação já realizada para o ano de 2018. A Escola ACM contemplada com o Programa;
ü  Em parceria com o Social trazer a Eja para os nossos idosos, através do Programa de Convivência na sede e na zona rural;
ü  Implatar a EJA no diurno;
ü  Aquisição dos livros da educação infantil
ü  Buscar novas parcerias para continuar avançando em 2018.