Slide # 2
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3

sexta-feira, fevereiro 02, 2018

Lajedo do Tabocal : Saldo Positivo para Saúde de Lajedo do Tabocal com A vinda da unidade móvel do Hospital da Mulher

A unidade móvel do Hospital da Mulher esteve nesta semana, na ultima Terça Feira 30 de janeiro , o atendimento de rastreamento de câncer de mama e de útero, no município de Lajedo do Tabocal. A ação vai percorrer todo o território estadual atendendo mulheres de 25 a 64 anos para a realização do preventivo e mulheres de 40 a 69 anos para a realização de mamografia.
Em Lajedo do Tabocal, a unidade móvel, Foram disponibilizados 72 vagas de mamografia por dia, total 216 e realizado todas.
Foram disponibilizados 160 vagas de exames preventivos de câncer de colo de útero por dia, totalizando 480 vagas. Porém só compareceram 280 pessoas.
Os exames iniciaram 7 da manhã dos dias 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro.
Segundo a Secretária de Saúde Sibelle, os atendimentos em Lagedo do Tabocal foram agendados por meio das Unidades de Saúde da Família, onde os Agentes Comunitários de Saúde identificaram as pessoas de suas áreas que iriam realizar os exames e os Enfermeiros fizeram o agendamento na Unidade das áreas que estão sem ACS. Como tínhamos muitas vagas para Preventivo, ainda conseguimos realizá-los por demanda espontânea, de modo que as pessoas só precisaram comparecer com seus documentos e serem atendidos no mesmo dia, explica, destacando que a iniciativa é muito importante para a prevenção e cuidado com a saúde das mulheres.
A Unidade Móvel é equipada com dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo. Caso seja identificada alguma anormalidade, durante os exames, uma biópsia será realizada. Com o veículo, é possível realizar 160 preventivos e 70 mamografias por dia e os resultados desses exames serão entregues em até 30 dias. Se for necessário, a paciente será encaminhada para realização de procedimento cirúrgico no Hospital da Mulher, localizado Largo de Roma, em Salvador. Os atendimentos são resultados de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).
Uma das pacientes atendidas pelo serviço foi a dona de casa Amalia . “Essa é uma ação maravilhosa. Passei meses tentando fazer o exame preventivo e sofrendo muito. Agora, graças a essa carreta linda, eu consegui”, disse.