Slide # 2
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3
Slide # 3

quarta-feira, outubro 30, 2019

AVC ATINGE 1 EM CADA 4 PESSOAS; MÉDICO FAZ ALERTA NO DIA MUNDIAL DE COMBATE A DOENÇA




AVC ATINGE 1 EM CADA 4 PESSOAS; MÉDICO FAZ ALERTA NO DIA MUNDIAL DE COMBATE A DOENÇA

Condição que atinge uma em cada quatro pessoas ao longo da vida, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame, tem um dia referência para o seu combate, em 29 de outubro. De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, a condição é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. A estimativa é de que a cada ano 13,7 milhões de pessoas tem um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente existem 80 milhões de sobreviventes do acidente.
O AVC acontece quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado. Entre as consequências está a chance de perda súbita da função neurológica, ocasionando lesões cerebrais. Os dois tipos de AVC são o Isquêmico - mais comum, quando um vaso que irriga o cérebro é bloqueado - e Hemorrágico - quando há a ruptura de um vaso sanguíneo, causando sangramento dentro ou ao redor do cérebro.
O médico neurologista, Ramon Kruschewsky, alerta que 90% dos casos de AVC podem ser evitados a partir do reconhecimento dos sinais de alerta, rápido tratamento e mudanças no hábito de vida. "Os fatores mais prevalentes para desenvolver o AVC são comuns na nossa rotina. O tabagismo, hipertensão, sedentarismo… A alimentação também tem impacto relevante nesse processo. É um clichê mas é real: a alimentação mais saudável possível ajuda na prevenção. Comendo mais vegetais, evitando grande demanda de açúcar", alerta.
Quanto às sequelas, o médico sinaliza que podem ser várias, desde a dificuldade na capacidade de atenção, sensação térmica alterada, sensação de formigamento, estados depressivos, até o óbito. Ainda conforme o médico, a sequela está diretamente ligada com a área do cérebro afetada: "em média 1,9 milhão de neurônios morrem por minuto na isquemia cerebral. É muita coisa e o tempo é a maior válvula para conseguir salvar essa vida. As sequelas dependem de que área do cérebro será afetada, onde pode ocorrer o AVC. Pode mexer numa região do cérebro responsável por te manter acordado, pode mexer na parte responsável pela sua fala ou pela compreensão do que você está falando", elencou.